Polêmica: adaptações melhores do que os livros

Olá, meus amores!

O post de hoje é um pouco diferente dos que já publicamos aqui. Sendo assim, decidi trazer para vocês as obras que eu já li os livros e assisti aos filmes, mas que, por incrível que pareça, preferi as adaptações cinematográficas. Vamos lá?

Anúncios

Saga de Jogos Vorazes

Jogos Vorazes
Livro
Ver a imagem de origem
Filme

Sinopse:

Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

Opinião

Assisti aos filmes há um bom tempo, antes mesmo de ler os livros. Confesso que amei muito a história, as atuações, as cenas, o enredo… tudo! Logo, agora que estou lendo bastante, saindo um pouco também da minha zona de conforto (romances clichês/new adult/young adult), decidi que era a hora de me arriscar pelo gênero da distopia. Sem dúvidas, foi impossível não fazer comparações. E queria muito ter amado os livros tanto quanto amei os filmes, porém não foi dessa forma. Achei a leitura um pouco arrastada e a escrita/descrição um pouco repetitiva. Isso pesou um pouco na hora da minha avaliação, pois não consegui me apegar muito. Infelizmente, a trilogia não entrou para a lista de favoritos…

Trilogia de Para Todos os Garotos que Já Amei

Para Todos os Garotos que Já Amei
Livro
Ver a imagem de origem
Filme

Sinopse:

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Opinião

Eu amei muito o livro quando li, mesmo achando super clichê e adolescente. Mas, quando assisti o filme, foi completamente diferente – para melhor. Eu achei tudo tão perfeito, tudo tão fofo e “real”! Não tive como não me apaixonar mais uma vez pela história que a Jenny Han criou. Me fez relembrar os tempos de escola, a época boa de ser criança/adolescente sem muitas responsabilidades. Claro, acredito que os atores que deram vida a Lara Jean e ao Peter favoreceram muito para eu ter amado a adaptação, visto que a química dos dois é muito visível. Dá um quentinho no coração quando você acaba se vendo na história, sabe? Um filme clichê que merece muito ser assistido!

Se eu Ficar

Se Eu Ficar
Livro / Filme

Sinopse:

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… E o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Opinião

Nesse último, assisti ao filme antes de ler o livro. E a decepção foi bem grande, rs. O livro, apesar de ter mais informações, não me prendeu como a adaptação. Lembro de ter assistido no cinema e sai de lá completamente desidratada, triste e agoniada. Senti todas as emoções possíveis. Entretanto, ao ler a obra, não tive esse misto de sentimentos. Não sei se foi porque fiquei com o desenvolvimento da história do filme na minha cabeça, mas algo simplesmente não bateu com o livro. Não me apeguei aos personagens, muitas das vezes achei a leitura um pouco arrastada e algumas cenas me tiraram do sério.

Simplesmente Acontece

Poster/cartaz De Cinema Simplesmente Acontece Leia O Anúncio | Mercado Livre
Livro / Filme

Sinopse:

Você acha que é possível existir amizade verdadeira entre um homem e uma mulher? O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para a outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Desde crianças, Rosie e Alex viviam juntos. Todo mundo achava que eles tinham nascido para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família de Dublin para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de e-mails, mensagens de textos, cartas, cartões-postais… Ele se tornou um cirurgião renomado… Ela continua correndo atrás do sonho de trabalhar em um hotel luxuoso. Os desencontros, as circunstâncias e uma absurda falta de sorte os mantiveram longe um do outro – até agora. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples. Resta saber se eles vão ter coragem de apostar tudo, inclusive a própria amizade que os une, num amor para a vida inteira. Que tipo de surpresa o destino reserva para eles desta vez? Cecelia Ahern nos presenteia com outra de suas histórias de amor mais do que possíveis, mas não por isso menos mágicas… Os personagens de Simplesmente Acontece são cativantes e supercomuns – e é justamente por isso que torcemos tanto para que sejam felizes. As lições deste livro? A vida passa rápido, e alguns erros, mesmo que pareçam bobos, podem carregar você para longe da felicidade.

Opinião

Em relação ao livro, a leitura é arrastada do meio para frente, muito diferente do filme e inferior. Eu amo a adaptação, já vi cinco vezes, chorei em todas e sempre tenho vontade de assistir mais uma vez. Já no livro, isso não aconteceu. As emoções são bem rasas em momentos cruciais, como a partida de um ente querido. No longa, é uma das partes mais tristes e lindas; só que na obra, simplesmente, não me cativou tanto quanto achei que faria. Você pode ver a resenha completa aqui no blog.

Anúncios

Pronto, foi isso! Espero que tenham gostado das minhas análises hahaha! Talvez tenha sido coisa de momento e, quem sabe, no futuro, eu acabe lendo os livros novamente e tenha uma nova visão sobre eles? Por enquanto, essas são minhas opiniões.

Beijinhos!

Compre os livros na Amazon!


Gosta das nossas postagens? Então, ajude-nos a manter o site no ar. Você pode contribuir com qualquer valor!

Doe

Compre nosso livro na Amazon!

Jogando com o Acaso

Anúncios

Escrito por

O blog foi criado com o intuito de reunir, no espaço destinado a ele, informações sobre as experiências literárias de suas colaboradoras Andressa De Rosa e Fernanda De Rosa (@enfimresenhei) e Camilla Ribeiro (@meuniverso_particular).

2 comentários em “Polêmica: adaptações melhores do que os livros

  1. Ai eu amo os livros de Jogos Vorazes, p mim é td perfeito os livros e as adaptações.
    Já com simplesmente acontece, tenho que concordar que o filme é bem melhor que o livro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s