Como classifico minhas leituras

Olá, pessoal! Após terminarmos uma leitura, costumamos dar nota a ela e usamos a estrela como uma forma de pontuação, não é mesmo? Cada pessoa tem uma forma e um critério. Aqui mesmo, na Sala Precisa, cada uma faz de um jeito e, hoje, vou contar para vocês o meu método de avaliar os livros.

Para começar, minhas leituras podem receber a nota de 1 a 5, sendo representados por estrelas, mas apenas números inteiros. Isto é, não gosto de dar notas com números quebrados. Portanto, a quantidade de estrelas reflete em uma classificação, como mostrada abaixo:

⭐️ – Péssimo

⭐️⭐️ – Razoável

⭐️⭐️⭐️ – Bom

⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – Perfeito

E, agora, vou falar um pouco o meu critério para dar cada uma dessas classificações. Começando pela nota mais baixa até chegar à mais alta.

Anúncios

⭐️ – Péssimo

Dou uma estrela a um livro que eu simplesmente não gostei. Se achei a história, personagens, tudo nele ruim. Aquela leitura em que nada se salva. Pode-se dizer que foi uma perda de tempo.

⭐️⭐️ – Razoável

Considero uma leitura razoável aquela em que eu não gostei, mas acredito que tinha um potencial por trás, só que, infelizmente, ele não foi aproveitado. O autor não soube usar suas ideias, personagens e enredo de uma forma boa, fazendo com que a leitura não fosse proveitosa, de fato.

⭐️⭐️⭐️ – Bom

Acredito que essa seja a nota que mais dou aos meu livros e as pessoas sempre me perguntam o porquê, achando ser uma nota ruim. Mas, para mim, não é. Quando eu dou essa nota, é porque, no geral, eu gostei do livro, porém, algumas coisas ruins aconteceram, como, por exemplo, a estagnação da história, uma leitura que não flui. Um protagonista muito ruim (no sentido de ser um personagem chato), repetições excessivas, informações que eu julgo desnecessárias, entre outras coisas, que acabam desanimando um pouco a leitura, mas também que não fazem o livro ser de todo ruim. Ou seja, há muitas coisas no livro que, além disso, me agradam e eu acabo gostando e curtindo a leitura mesmo assim.

⭐️⭐️⭐️⭐️ – Ótimo

A diferença dessa nota para anterior é que, aqui, o que me incomodou foi mínimo, podendo ser um personagem, um inicio ou final ruim, entre outras coisas. Mas aquilo foi tão pequeno. que eu consigo relevar. Por fim, tem-se que a leitura foi muito prazerosa.

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ – Perfeito

Nessa classificação, a mais alta das notas, denomino perfeito, porém não gosto muito de usar esse termo, já que nada pode ser declarado como perfeito. E nenhum livro é. Sendo assim, um livro cinco estrelas para mim é aquele que, mesmo havendo detalhes que me incomodam, a leitura foi absurdamente boa, me envolvendo completamente. Aquele livro que você devora, não consegue parar de ler. Você se apaixona completamente pelo enredo, ambientação, personagens. Aquele livro que pode te deixar de ressaca literária, que você demora para raciocinar quando acaba e parece que cria um vazio no peito porque acabou. Muitos desses se tornam favoritos.


Então, gente, essa é a forma que eu, Camilla, classifico minhas leituras. Espero que tenham gostado, e me contem como vocês fazem! Beijinhos!


Gosta das nossas postagens? Então, ajude-nos a manter o site no ar. Você pode contribuir com qualquer valor!

Doe

Compre nosso livro na Amazon!

Jogando com o Acaso

Anúncios

Escrito por

O blog foi criado com o intuito de reunir, no espaço destinado a ele, informações sobre as experiências literárias de suas colaboradoras Andressa De Rosa e Fernanda De Rosa (@enfimresenhei) e Camilla Ribeiro (@meuniverso_particular).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s