Resenha #02 – Série Fazendo Meu Filme (Paula Pimenta)

Na livraria, eu sempre pegava os livros da série Fazendo Meu Filme, da Paula Pimenta, mas acabava colocando de volta nas prateleiras. As capas me chamavam atenção, porém, eu achava que não iria gostar. Então, em 2020, resolvi, finalmente, tentar a leitura, por indicação das minhas parceiras daqui do blog. E, sinceramente, agradeço muito a elas, porque eu simplesmente amei! E, agora, vou contar para vocês um pouquinho dessa história apaixonante.

No entanto, continue por sua conta e risco, já que pode conter spoiler!

Anúncios

FMF: A Estreia de Fani

A Estreia de Fani

Título: Fazendo Meu Filme #1 (A Estreia de Fani)
Páginas: 336
Ano: 2009
Editora: Gutenberg
Autora: Paula Pimenta

Sinopse: Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir.

Resenha

Fani é uma adolescente brasileira, apaixonada por cinema, que está no segundo ano do Ensino Médio. Tudo muda quando ela tem a oportunidade de fazer um intercâmbio. Entretanto, ela acaba ficando na dúvida entre continuar na sua zona de conforto com sua família e amigos ou embarcar para um país totalmente diferente e conhecer um mundo completamente novo.

Eu não tenho um filme preferido, cada um deles tem uma cena especial, um momento que faz com que eu deseje ser a protagonista, que anseie que minha vida seja tão emocionante e colorida como a delas.

Opinião

Ler esse livro me fez viajar no tempo, relembrar minha época na escola e viver tudo aquilo de novo. Amores platônicos, bilhetes passados na aula, conversas no MSN, tensão nas provas, desilusões amorosas, grandes amizades etc. A leitura é rápida, gostosa e a cada capítulo terminado você quer mais. Me vi em muitas características da Fani, ri em várias situações parecidas com a minha realidade na época. Amei acompanhar a amizade dela com a Nathalia e a Gabi, e ainda me apaixonei pelo Leo! Uma das coisas que eu mais amei foram os trechos de filmes, no início de cada capítulo, que dão uma ideia do que está por vir e que me deixava ainda mais curiosa.

Nesta sala de embarque, eu não sei o que vai acontecer de agora em diante, apenas que – neste momento – este é o melhor final feliz que eu poderia escolher para mim.

Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

+ 💙

FMF: Fani na Terra da Rainha

Fani Na Terra Da Rainha

Título: Fazendo Meu Filme #2 (Fani na Terra da Rainha)
Páginas: 328
Ano: 2009
Editora: Gutenberg
Autora: Paula Pimenta

Sinopse: Depois de conquistar milhares de leitores e leitoras, a nossa doce e querida Fani volta ainda mais divertida e encantadora. O segundo volume do livro Fazendo meu filme apresenta as aventuras de Estefânia Castelino Belluz na terra da rainha. Sim, na Inglaterra! Longe do grande amor, ela passa por momentos de alegria, dor, saudade, tristeza e, mais do que isso, pode conhecer melhor a si mesma. Sem deixar de lado suas amigas inseparáveis e sua família, ela consegue, no outro continente, viver momentos cheios de suspense, revelações, aventuras, descobertas e emoções fortíssimas! Feliz, triste, preocupada, ansiosa, temerosa, otimista, insegura, cheia de si, apaixonada, desiludida, seja como estiver, Fani mostra a cada página deste livro que não é mais aquela menina tão frágil que muitas vezes se escondia por trás de sua timidez. Mais do que a história de uma adolescente que se encoraja a fazer intercâmbio e morar fora por um ano, este livro fala de um grande e delicado amor. Em meio a uma avalanche de sentimentos e acontecimentos surpreendentes, ela consegue viver intensamente na Inglaterra, conhecendo pessoas que conquistam seu coração e sua amizade para toda a vida. Porém, o melhor filme de sua vida ainda está para ser contado, ou melhor, vivido.

Resenha

Nesse novo capítulo da vida da protagonista, Fani embarca para Brighton, na Inglaterra, para fazer um intercâmbio de um ano. Ela enfrenta um novo país, com cultura, língua e clima diferentes, além da saudade de seus amigos, familiares e o seu amor. 

Estou indo embora. Não sei o que me espera. Mas aprendi que a felicidade é uma opção. Ela mora em todo lugar. Basta que a gente permita que ela nos faça companhia. Eu espero que tenha entrado comigo nesse avião… ou melhor, que esteja me esperando no aeroporto.

Opinião

Esse livro, assim como o anterior, tem uma escrita boa e gostosa, que faz com que você devore a obra completamente. Conhecemos novos personagens maravilhosos, como a família Marshall, que são todos uns amores, principalmente a Tracy, que é bem doidinha. A Ana Elisa, nova amiga da Fani, e o Christian, que é uma graça, também. Durante o livro, acompanhamos Fani lidando com sua timidez, seus sentimentos, relacionamentos e com a sua nova vida. E, ao final, fica nítido o amadurecimento da personagem. Além disso, acompanhamos toda sua experiência cultural, que faz com que fiquemos com vontade de fazer um intercâmbio.

Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

FMF: O Roteiro Inesperado de Fani

O Roteiro Inesperado De Fani

Título: Fazendo Meu Filme #3 (O Roteiro Inesperado de Fani)
Páginas: 424
Ano: 2010
Editora: Gutenberg
Autora: Paula Pimenta

Sinopse: Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito…

Resenha

No terceiro livro da série, Fani está de volta ao Brasil e, finalmente, pode viver seu romance com Leo. Mas, nada de final feliz para ele ainda. Durante o livro, o relacionamento deles vive altos e baixos o tempo todo. Desse jeito, é possível acompanhar os típicos problemas adolescentes. Porém, os dois principais assuntos abordados são o vestibular e, de fato, a relação entre o casal protagonista.

Demorei para entender que o mundo não é um grande cinema. Lá a história acaba quando a luz se acende. Aqui, não existe apenas um final. Existem vários. Alguns deles são felizes. Outros não. Nessa sala de embarque, só me resta esperar pelo próximo fim. E torcer para que ele seja melhor. Eu sei que vai ser. Só depende de mim.

Opinião

Em determinadas partes, chegou a ser chato. Confesso que estava muito animada para esse livro, após ter lido os dois anteriores. Mas, foi um pouco decepcionante. O ciúmes foi o motivo mais crucial para fazer com que eu não curtisse tanto. Claramente, os dois personagens não tinham maturidade suficiente para estar num relacionamento. Leo era muito extremo, chegando até ser um pouco agressivo, e Fani com medo de perdê-lo tornou um ciúme que antes era sem fundamento em algo com motivos para tal.

Antes de ler esse livro, torcia por esse casal, só que durante a leitura eu quis que acabasse. Não foi um final feliz para nenhum dos dois, ainda mais nas circunstâncias do término. Embora esses fatores, foi um livro muito interessante até para o público-alvo ao qual ele é escrito. Contudo, acho muito importante abordar esses assuntos, alguns que até muitas vezes são negligenciados. Claro que se tratando de um livro adolescente dá para se relevar um pouco esse tipo de comportamento dos personagens, que acredito que seja da idade. Senti que foi uma obra mais próxima da realidade, ainda mais com um final não tão feliz. Dessa forma, faz com que vejamos que a vida real não é como um filme (ou um livro).

Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Anúncios

FMF: Fani em Busca do Final Feliz

Fani em Busca do Final Feliz

Título: Fazendo Meu Filme #4 (Fani em Busca do Final Feliz)
Páginas: 608
Ano: 2012
Editora: Gutenberg
Autora: Paula Pimenta

Sinopse: O destino pode ser cruel, como sua cartomante disse. O amanhã pode não existir, como escrevem os poetas. O mundo pode até acabar, como os cientistas preveem. Mas nada vai ter força para apagar o meu sentimento. Você pode ir para longe, se esconder, sumir. Mas eu vou continuar te amando. Para sempre. Depois de uma ríspida separação, Fani e Leo agora têm que seguir caminhos diferentes. Porém, as juras de amor feitas no passado deixaram marcas profundas em seus corações, e, mesmo anos depois, eles ainda sentem as consequências daquele trágico dia. Será preciso mais um encontro, para que eles possam finalmente entender o que houve e libertar um ao outro? Ou será que isso de¬vastaria ainda mais o seu destino? Acompanhe os apaixonantes personagens de Fazendo meu filme no livro final da série best-seller que conquistou milhares de lei¬tores e leitoras em todo o Brasil. Não perca o desfecho dessa emocionante história de amor e prepare-se para torcer muito pela nossa querida Fani, nas cenas finais da sua busca pelo merecido final feliz.

Resenha

No quarto livro da série, o livro é dividido em três partes. A primeira parte é narrada pela Fani, e os capítulos são intercalados em passado e presente. Ela conta sobre sua vida quando terminou com Leo e embarcou para Los Angeles, em busca de seus sonhos e, simultaneamente, após cinco anos vivendo em outro país. Na segunda parte, temos o livro pela visão do Leo, a partir do momento que seu relacionamento com a Fani chega ao fim, e os momentos presentes. As duas partes acabam no mesmo momento da vida dos protagonistas, quando eles se reencontram.

Sempre fui apaixonada por cinema, desde criança. Ao ver um filme, eu me transporto para aquele mundo, é uma sensação mágica. E eu percebi que gostaria muito de também ter aquele poder de emocionar, de provocar diversos sentimentos. E foi por isso que me tornei uma cineasta. Para fazer as pessoas sonharem.

Opinião

Na visão da Fani, o que mais me interessou foram as cenas dela conhecendo a cidade, de resto foi até um pouco chato. Por outro lado, foi legal ver o crescimento e amadurecimento da personagem e sua trajetória na realização de seus sonhos. Já na parte do Leo, foi muito melhor. Como ainda não tinha visto nada pela perspectiva dele, foi fundamental para, inclusive, me fazer gostar mais do personagem. Aqui, o livro começou a melhorar totalmente, fazendo com que eu não conseguisse parar de ler. Além disso, tinham partes até bem engraçadas.

Na terceira parte do livro, os capítulos eram divididos, cada um sendo narrado por um dos personagens principais, contando a história a partir do momento em que eles se reencontraram. E foi incrível! O tempo todo eu torcia para que desse tudo certo, mas toda hora alguma coisa atrapalhava o casal, fazendo com que a leitura ficasse mais interessante e que fluísse muito bem. O final foi muito bom, fiquei muito satisfeita. A escrita de Paula Pimenta é maravilhosa. Eu amei acompanhar esses personagens durante os quatro volumes.

Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

FMF: Lado B

Lado B

Título: Fazendo Meu Filme #5 (Lado B)
Páginas: 400
Ano: 2019
Editora: Gutenberg
Autora: Paula Pimenta

Sinopse: Toda história tem pelo menos dois lados. Vocês conhecem a versão da Fani, mas alguém já parou para pensar na minha?
Alguém sabe o que senti quando a vi se derretendo por aquele professorzinho de araque? E a Vanessa? Se dependesse só de mim, aquelas páginas teriam sido bem diferentes… Porém, tenho que confessar: no fim das contas, até que gostei daquelas voltas todas. Foi emocionante. E só assim a Fani pôde descobrir que nenhum filme é melhor do que a própria vida. Leonardo Santiago. Fazendo Meu Filme 1, narrado pela Fani, conquistou milhões de leitores no mundo, mas será que tudo aconteceu exatamente como ela contou? Em Fazendo Meu Filme – Lado B vamos descobrir a versão do Leo, saber quais foram as motivações dele e o que o levou a tomar certas atitudes. Personagens que tiveram pouco destaque na visão da Fani, agora aparecem ajudando (ou desorientando!) nosso protagonista. Além disso, alguns acontecimentos de Minha vida fora de série 2, que se passa na mesma época, também ganham outra perspectiva. Venha matar a saudade desse inesquecível romance e saber de fatos que você nunca imaginou… Acima de tudo, venha conhecer melhor e se apaixonar ainda mais por esse garoto simpático, popular e que tem as covinhas mais fofas do mundo!

Resenha/Opinião

Mas, se você achou que tinha acabado por aqui, se enganou, porque tem mais um! E esse é o momento para matar a saudade da série, já que voltamos lá para o primeiro livro. Como o nome já diz, temos um segundo lado da história e de ninguém menos do que Leo Santiago. Relembrar o primeiro livro, porém agora através dos olhos do Leo, foi sensacional, uma vez que sabemos de seus sentimentos com mais detalhes, assim como passamos a entender melhor suas atitudes, mudando minha percepção sobre ele. Foi o livro perfeito para se despedir.

Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

+ 💙

Compre os livros na Amazon!


Gosta das nossas postagens? Então, ajude-nos a manter o site no ar. Você pode contribuir com qualquer valor!

Doe

Compre nosso livro na Amazon!

Jogando com o Acaso

Anúncios

Escrito por

Aos 23 anos, é estudante de Educação Física, atleta, bookstan e fangirl de carteirinha. Amante da Disney, cinema, música, seriados e esportes. Criadora do bookgram e booktok @meuniverso_particular. Vive intensamente mil vidas através dos livros. Ama viajar pelos mundos das fantasias, mas também curte um romance e uma distopia. No entanto, está sempre disposta a experimentar outros gêneros literários.

2 comentários em “Resenha #02 – Série Fazendo Meu Filme (Paula Pimenta)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s